O QUE É AUTOMODELISMO?

 O automodelismo radiocontrolado é um esporte empolgante. É fascinante a velocidade a que chegam esses pequenos carros. Alguns chegam a impressionante velocidade de 130 km/h. Enquanto que o aeromodelismo é mais contemplativo, o automodelismo é mais competitivo. A preparação do chassis, do motor, a escolha dos pneus, dos acessórios, o ajuste do carro, tudo tem por fim fazer com que o carro ande mais e, por consequência, ande na ponta. As provas são disputadas com muita emoção por parte dos participantes, competidores, mecânicos e público.



Saiba Mais...


Quando se pilota um automodelo a sensação que se tem é de estar pilotando um auto de verdade. Mas com uma grande vantagem: vc não corre riscos. No transmissor o piloto tem o controle do acelerador, do freio e da direção. Alguns automodelos possuem também chave de ignição no transmissor. As marchas são trocadas automaticamente. É um esporte praticado por crianças e adultos.




Se na sua cidade ainda não existe um grupo de automodelismo – e o automodelismo é um esporte para ser praticado preferencialmente em grupo – tenha plena certeza que se você adquirir um automodelo e iniciar a pilotá-lo em um local público (tipo estacionamento de um supermercado, de um prédio público, em uma praça), em pouco tempo, vc estará acompanhado de um grupo de automodelistas.
Existem Campeonatos Estaduais de Automodelismo (em alguns Estados) e há também o Campeonato Brasileiro de Automodelismo. Tanto ON quanto OFF ROAD. Mas se você está se iniciando não se preocupe com esse tipo de coisa. Você vai se iniciar nos PEGAS, ou seja, você e mais alguns automodelistas vão se reunir nos finais de semana em uma pista e vão realizar pequenas provas, umas mais organizadas outras menos (simples Pegas). É importante que este grupo faça a adesão a UM determinado tipo de auto. Ou seja, ou todo pessoal adere ao off road ou ao on road (recomendamos a adesão ao on road, por ser mais fácil de divulgar e por ter custos de aquisição e manutenção menores). Aderindo ao on road sugerimos a opção pelos autos escala 1/10, motores .12 a .15. Optar pelos autos da marca Duratrax é uma excelente escolha (ler abaixo sobre esses autos que são os autos por nós recomendados). Outra grande vantagem de o grupo aderir a um modelo determinado é que as peças ficarão mais fáceis de serem encontradas, ou através de simples trocas entre os participantes ou com a adesão do lojista local àquele modelo específico.

MODALIDADES E EQUIPAMENTOS

Os automodelos são elétricos ou a combustão. On road ou off road.
Os automodelos elétricos são movidos a energia elétrica concentrada em uma bateria. Fazem pouco barulho e sujam pouco. Esse automodelista deve ter sempre junto mais de uma bateria, pois que duram em torno de 15 minutos cada e também um carregador rápido capaz de carregar a bateria do automodelo na bateria 12 volts do automóvel. 
Os automodelos mais difundidos no Brasil são os movidos a combustão. Fazem barulho, soltam fumaça e costumam correr mais. São mais reais. Além do auto e do rádio, o automodelista necessita de combustível e bateria ni start (bateria de partida). O combustível é uma mistura de álcool metílico, óleo de rícino e nitrometano. É comprado pronto nas lojas de modelismo. Mas se sua cidade não possui uma loja de modelismo dirija-se à Química mais próxima e compre 4 partes de álcool metílico e 1 parte de óleo de rícino. Misture e está pronto o combustível. A bateria ni start é uma pequena bateria que é colocada na vela do motor para deixá-la incandescente na hora de dar a partida. Logo que o motor pega vc tira a bateria ni start da vela que ela se mantém incandescente só com as explosões do motor. 


O RÁDIO


Quanto ao rádio, os dois mais usados são o os Futaba, Hitec e Kyosho. Ele possui acoplado no transmissor uma direção e um gatilho, com o qual se acelera e se freia. Outras marcas não possuem peças no mercado.  



Cada rádio possui uma determinada frequência. Existem 40 frequências diferentes destinadas ao automodelismo radiocontrolado. Ao chegar na pista vc deve indagar se alguém está com rádio da mesma frequência que a sua. Se houver alguém com a mesma frequência vcs devem se combinar: quando um pilota o outro não liga o rádio. Vc pode contornar esse problema levando sempre um par de cristais sobressalentes para a pista (é o cristal que determina a frequência, um deles vai no receptor dentro do carro e outro no transmissor). O par de cristal pode ser fácil e rapidamente trocado.
Quando vc compra um rádio, o que vc compra é um transmissor com comandos de acelerador, freio e direção, um receptor, um par de cristais e uma caixinha para colocar pilhas as quais alimentarão o receptor.Uma medida inteligente é em vez de utilizar pilhas comuns, é comprar uma bateria de níquel cadmio utilizada em aeromodelismo chamada “bateria do receptor” pois que essa bateria é recarregável. Compre o carregador junto.

A ESCOLHA DOS CARROS
Somos adeptos de iniciar pelo que é barato. Mas há um mínimo. O mínimo é o Bom. Portanto, se deve iniciar por aquilo que está na faixa do Bom mais barato. Por que? Por uma razão bem simples: você pode vir a descobrir que automodelismo não é aquilo que vc imaginava e neste caso não terá tido muito gasto. Deixe para investir depois que você tiver certeza que o automodelismo é a sua praia.
BEM, BASICAMENTE É ISSO...
Espero ter ajudado você a conhecer um pouco mais deste esporte que virou "hobbye" no Brasil e no mundo todo entre os amantes da velocidade, assim como EU.

-Isac Henrique Longen-



Nenhum comentário:

Postar um comentário